sexta-feira, 24 de março de 2017

diferença entre calo e calosidade

Calo
Uma hiperqueratose associada à presença de um núcleo do mesmo material, com formato cônico, tendo sua porção mais estreita voltada para dentro. Os calos têm como causa, problemas de origem ortopédica e/ou calçados inadequados.
O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calos. O correto é fazer visitas regulares, de mês em mês, para sua remoção que é feita de forma simples, rápida e indolor.
Tratamento: Consiste na remoção do tecido hiperqueratoso subjacente ao núcleo, além da remoção dele próprio, caso exista. Este tratamento não impede o cliente de suas práticas cotidianas.


Calosidade
É o espessamento da pele num determinado ponto. O organismo reage assim para se defender de atritos provocados por calçados apertados, má postura ou andar incorreto. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calosidades. O correto é fazer visitas regulares, de mês em mês, para sua remoção que é feita de forma simples, rápida e indolor.
Tratamento: Consiste na remoção do tecido hiperqueratoso. Coloca-se um pedaço de algodão embebido em um emoliente, para diminuir a rigidez da calosidade e, após alguns minutos, faz-se o desbastamento do mesmo. Em seguida usa-se uma lixa elétrica para finalizar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário